Mongaguá
Por que devo passar meufindi em Mongaguá?
A cidade de Mongaguá possui 13 km de praias contínuas. Cada uma tem seu nome de acordo com o bairro em que está localizada. As principais são: Centro e Agenor de Campos (ambas com quiosques), Vera Cruz, Itaoca e Flórida Mirim.
Durante a temporada de verão (dezembro a fevereiro) as praias de Mongaguá ficam lotadas de turistas atraídos pelos diversos shows na orla. Mongaguá oferece ainda ecoturismo, turismo rural e cultural, como a visita à aldeia indígena guarani.
A Plataforma de Pesca, com seus 400 metros de extensão, é a maior da América Latina. Os turistas podem se divertir no Poço das Antas, Skate Park, Belvedere, Feiras de Artesanato, Casa da Memória, no Zoológico Municipal e no Parque Turístico Ecológico.
Onde fica Mongaguá?
Vizinho dos municípios de Praia Grande e Itanhaém. O acesso à região é pela Rodovia Padre Manoel da Nóbrega (SP-055), e a economia da cidade se baseia em Turismo.
Mongaguá é uma das estâncias balneárias da Baixada Santista. Além das praias, possui áreas preservadas, com trilhas, parques ecológicos e cachoeiras.
Como chegar em Mongaguá?
Mongaguá está a 95 km do centro de São Paulo.
- Aeroportos
- Congonhas (CGH) – distância 88 km
- Guarulhos (GRU) – distância 120 km
- Viracopos (VCP) – distância 190 km
- De carro – Partindo de São Paulo
- Acesso pela Anchieta/Imigrantes (SP-150 e SP-160) em seguida pegar a Rodovia Padre Manoel de Nóbrega (SP-55) e ir na direção Sul
Distância entre o município de Mongaguá e as principais cidades brasileiras:
Distância calculada em linha reta
- São Paulo: 61 km
- Guarulhos: 78 km
- Campinas: 139 km
- Curitiba: 307 km
- Bauru: 319 km
- Rio de Janeiro: 373 km
- Belo Horizonte: 550 km
- Porto Alegre: 803 km
- Goiânia: 870 km
- Brasília: 935 km
- Salvador: 1504 km
- Recife: 2180 km
- Fortaleza: 2428 km
- Belém: 2528 km
- Manaus: 2745 km
Coisas legais para fazer no findi em Mongaguá?
Fique por dentro de tudo que acontece em Mongaguá!
O meufindi tem o roteiro certo para você curtir o que Lindóia tem de melhor para os visitantes! Aproveite para programar sua visita no fim de semana.
Cadastre seu evento, estabelecimento ou serviço gratuitamente no meufindi, clique aqui e saiba como.
Por que você precisa conhecer Mongaguá nesse findi?
Entre os destaques de Mongaguá, além dos 13 km de praias, está a Plataforma Marítima de Pesca que é uma das maiores do mundo. Parques ecológicos e praias propícias para banhos e prática de esportes náuticos fazem de Mongaguá uma estância balneária bastante agradável.
Mongaguá oferece ainda ecoturismo, turismo rural e cultural, como a visita à aldeia indígena guarani. Organizamos um guia para você montar seu próprio roteiro e aproveitar tranquilo o seu findi. Confira!
Praias de Mongaguá
Cada pedaço da praia tem seu nome de acordo com o bairro em que está localizada. As principais são: Centro e Agenor de Campos (ambas com quiosques), Vera Cruz, Itaoca e Praia da Vila Atlântica.
Praia do Centro
Tem uma das melhores estruturas para atender os turistas da cidade. Ela é extensa, com faixa de areia larga, boa para a prática de esportes.
Nela ocorrem os shows e eventos organizados pela prefeitura durante a temporada. Ela fica próxima da divisa com Praia Grande. A orla conta com quiosques, ciclovia e coqueiros na calçada.
Praia Agenor de Campos
É uma das mais frequentadas da cidade. Ela é extensa (2 km), com faixa de areia larga e mar bom para surfe.
Nela estão localizados a Plataforma de Pesca e o Parque Turístico Ecológico A Tribuna.
Praia Vera Cruz
Próxima da Praia do Centro e conta com boa estrutura para atender os visitantes. Ela conta com faixa de areia larga e mar bom para banhos.
A orla conta com quiosques, coqueiros e ciclovia. Na Praia Vera Cruz ficam a Feira das Artes e o Mirante Belvedere, da onde é possível avistar toda a orla da cidade.
Praia Itaóca
É extensa e o mar bom para banhos. Ela fica próxima da Praia de Agenor de Campos, uma das mais movimentadas da cidade. A orla conta com quiosques e coqueiros.
Praia da Vila Atlântica
Possui mar bom para banhos e faixa de areia larga, boa para caminhadas e para a prática de esportes.
Localizado na orla central da cidade, entre a Praia de Agenor de Campos e a Praia do Centro, conta com quiosques, coqueiros e ciclovia.
Pontos Turísticos de Mongaguá
Plataforma de Pesca de Mongaguá
A plataforma é o cartão postal de Mongaguá e um dos cenários mais bonitos e encantadores do Brasil.
Instalada na cidade em 1977, é uma plataforma pesqueira em estrutura de concreto armado avançando 400 metros mar adentro formando um “T” e se lançando 86m para cada um dos lados.
Poço das Antas
É uma das principais atrações de Mongaguá, um dos pontos turísticos mais visitados, sendo um local muito procurado pelos turistas e moradores. Constitui-se de uma queda-d’água que forma uma cachoeira, terminando com uma piscina de água natural.
Trata-se de um recanto ecológico abençoado pela mãe natureza que dispõe de uma boa infra-estrutura, segurança e um amplo estacionamento.
Parque Turístico Ecológico A Tribuna
Criado em 1996, o Parque Turístico Ecológico “A Tribuna” de Mongaguá é uma área destinada à visitação pública, cujo principal objetivo é a educação ambiental, abordando temas como o tráfico de animais silvestres, lixo, reciclagem, conservação da biodiversidade e de áreas verdes.
Parque possui recinto para Jabutis, um Serpentário com cobras peçonhentas e não peçonhentas, um Viveiro interativo de Aves, recinto de Quati, Jacaré, Tucanos, Gavião, além de 15 aquários tropicais e marinhos com peixes de diversas partes do globo.
Praça Dudu Samba
Em frente a praia central, construída sobre a areia da praia, é o local onde se realizam todos os eventos de grande porte da cidade. A típica festa junina que acontece entre os meses de junho e julho, “Festão na Praia”, que atrai muitos turistas e moradores.
Conhecida também como “Sambódromo“ por receber os desfiles de carnaval das escolas de samba e blocos carnavalescos. A avenida recebe também os desfiles cívicos e paradas militares da Semana da Pátria e do dia 7 de dezembro (aniversário da cidade).
Feiras de Artesanato Agenor de Campos
Um sofisticado complexo de 98 quiosques com arquitetura própria de madeira maciça e tijolos aparentes. É dividido entre Praça de Alimentação e Área de artesanato, onde artistas plásticos e artesãos expõem suas obras e trabalhos.
É um dos points noturnos da cidade. Fica em frente a plataforma de pesca.
Mirante do Belvedere
O Belvedere está localizado no morro do Jardim Aguapeú. Possui um mirante, de onde é possível ter uma vista panorâmica da Cidade.
No local também estão instaladas as torres de transmissão de emissoras de televisão.
Mirante da Padroeira
Localizada, próximo à entrada de Mongaguá, uma trilha com escadaria, leva até a estátua de Nossa Senhora de Aparecida, padroeira da cidade, junto a um mirante.
A estátua tem 15 metros de altura e cerca de 2,5 toneladas. A escadaria tem 139 degraus em meio a mata nativa.
Arquibancada do Pescador
Localizada na foz do rio Mongaguá, a Arquibancada do Pescador é um ponto de pesca da cidade. Foi construída uma arquibancada que acompanha as curvas do rio no dois lados.
Fica na região bem central da cidade, próximo à Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida e ao Centro de Informações Turísticas.
Aldeia Indígena Tupi-Guarani
A aldeia indígena Aguapeú, localizada em reserva ambiental da Mata Atlântica, concebeu o projeto “Jaguatareí Nhemboé – Caminhando e Aprendendo”.
A travessia é feita de barco e o turista pode ainda conhecer e apreciar a riqueza de sua fauna e flora, conhecer a aldeia, a cultura e adquirir artesanatos indígenas.
Zona Rural
Possui diversas atrações que se pode passar o dia todo pescando, cavalgando, curtindo as piscinas de águas naturais ou simplesmente descansando á sombra de uma árvore, enquanto revoadas de tucanos ou de papagaios passam por você.
Nos pesqueiros, pode-se alugar equipamentos e pescar diversos tipos de peixes como o pacu, a tilápia, o tambacu, e ainda comer por ali mesmo o que foi pescado, já que oferecem o serviço de limpeza e preparo.
Skate Park
Destinado à prática de esportes radicais, fica logo na entrada do morro, com uma pista de 600 m², arquibancada para 200 pessoas, iluminação, estacionamento para bicicleta e segurança.
Principais Eventos
- Show de Verão (Janeiro);
- Carnaval (Fevereiro);
- Torneio de Pesca de Lançamento “Cidade de Mongaguá” (Maio/Junho);
- Festão na Praia (Junho/Julho);
- Festa da Padroeira (Outubro);
- Aniversário e Festa de Iemanjá (Dezembro).
Bora passar o findi em Mongaguá?
Como você pode ver a cidade de Mongaguá há opções incríveis, ideais para passear em família! Com muitas opções de lazer, excelentes restaurantes, além de ser super acessível para todos os bolsos e gostos.
Curta, comente e não deixe de compartilhar nas suas redes sociais. Saia da rotina vamos aproveitar o melhor do fim de semana!
Se você gosta de aproveitar o fim de semana, saber das novidades sobre tudo que acontece na sua cidade ou perto dela e ainda quer ajudar mais pessoas a curtirem um fim de semana perfeito, compartilhe meufindi com seus amigos.
meufindi suas férias no fim de semana \o/ ❤️
Add Comment