
Itanhaém
Por que devo passar meufindi em Itanhaém?
Itanhaém, foi fundada em 22 de abril de 1532, a segunda cidade mais antiga do Brasil preserva importantes monumentos históricos, como a Matriz de Sant’Anna e a Casa de Câmara e Cadeia que, na Praça Narciso de Andrade e o Convento Nossa Senhora da Conceição, no alto do Morro do Itaguaçu.
Itanhaém tem cerca de 26 km de praia, com completa infraestrutura para atender o visitante à beira-mar. As praias mais agitadas são as do Sonho e Cibratel I e II.
A Bacia Hidrográfica, conhecida como Amazônia Paulista, é formada pelos rios Itanhaém, Branco e Preto, é um local muito frequentado durante os fins de semana no verão. Lá, pode-se realizar a pesca amadora e fazer passeios de barco.
Onde fica Itanhaém?
A Estância Balneária de Itanhaém possui uma área de 601,845 km², localizada no Litoral Sul do Estado de São Paulo, na Região Metropolitana da Baixada Santista, vizinho dos municípios de Mongaguá, Peruíbe e Embu-Guaçu. Ela tem uma grande importância histórica, pois oferece ao visitante a possibilidade de conhecer diversos locais que remetem e retratam de forma fiel a sua história do Brasil.
Como chegar em Itanhaém?
Itanhaém está a 110 km do centro de São Paulo.
- Aeroportos
- Congonhas (CGH) – distância 104 km
- Guarulhos (GRU) – distância 130 km
- Viracopos (VCP) – distância 200 km
- De carro – Partindo de São Paulo
- Rodovia Anchieta (SP-150), ou se preferir pela imigrantes (SP-160). Chegando ao litoral deverá acessar a Rodovia Padre Manoel de Nóbrega (SP-55) e se deslocar sentido sul.
Distância entre o município de Itanhaém e as principais cidades brasileiras:
Distância calculada em linha reta
- São Paulo: 72 km
- Guarulhos: 93 km
- Campinas: 145 km
- Curitiba: 287 km
- Bauru: 312 km
- Rio de Janeiro: 392 km
- Belo Horizonte: 567 km
- Porto Alegre: 785 km
- Goiânia: 874 km
- Brasília: 943 km
- Salvador: 1522 km
- Recife: 2198 km
- Fortaleza: 2444 km
- Belém: 2537 km
- Manaus: 2744 km
Coisas legais para fazer no findi em Itanhaém?
Fique por dentro de tudo que acontece em Itanhaém!
O meufindi tem o roteiro certo para você curtir o que Itanhaém tem de melhor para os visitantes! Aproveite para programar sua visita no fim de semana.
Cadastre seu evento, estabelecimento ou serviço gratuitamente no meufindi, clique aqui e saiba como.
Por que você precisa conhecer Itanhaém nesse findi?
A Estância Balneária de Itanhaém oferece vários tipos de atrativos turísticos como passeios nas ilhas oceânicas (points de mergulho). Itanhaém é considerada o sétimo melhor local para a prática de mergulho no Brasil.
A cidade integra como parte histórica os Caminhos de Anchieta com 25 km de peregrinação que remete os participantes ao período de catequização dos índios no litoral paulista. A cidade conta ainda com diversas praias que são o cartão de visitas da Itanhaém. No total são 14 praias que são conhecidas principalmente por suas belezas naturais.
Partiu, visitar Itanhaém no próximo fim de semana! Confira os melhores atrativos locais:
Quais são as Praias de Itanhaém?
Itanhaém possui 2 grandes praias retas, uma ao sul e outra ao norte do município. Conforme o bairro, muda o nome da praia. A exceção é a Praia dos Sonhos e a dos Pescadores que tem o formato de meia lua e são cercada de morros. Há também algumas mais pequenas, próximas ao Rio Itanhaém. Confira!
Praia de Itanhaém
Com cerca de 11,5km de extensão, a Praia de Itanhaém compreende o trecho da Boca da Barra do Rio Itanhaém até a divisa com o município de Mongaguá. No entanto, em todo este percurso é possível encontrar vários nomes conforme o bairro.
Praia do Tombo
O ponto de encontro entre a praia e o rio Itanhaém. Durante todo o ano é possível observar a alteração do relevo neste local, ora com grande quantidade de areia, ora com a força da maré indo de encontro ao degrau formado justamente pela retirada da areia pelas próprias correntes marítimas.
É um local que durante o verão tem extensa faixa de areia, onde é possível praticar esportes, pescar, relaxar, tomar sol. É um dos locais mais tranquilos para passeios, onde pode-se apreciar o pôr-do-sol por sobre o Morro do Piragüyra.
Praia da Saudade
Localizada aos pés do Morro do Sapucaitava, e é acessada através da trilha, com entrada pela Rua Sebastião das Dores. A praia, na verdade, é o leito do rio aos pés do morro, e é protegida pelas formações rochosas como a Pedra do Carioca e o costão do morro que leva até o seu lado sul, atingindo a Praia dos Pescadores.
Os pescadores amadores ficam muito tempo nesta praia e na Pedra do Carioca, é um local muito bucólico. É comum observar bandos de gaivotas tomando sol pela manhã ou à tarde.
Praia dos Pescadores
A Prainha tornou-se Praia dos Pescadores. É um dos locais mais divulgados da cidade, pois tem seu panorama ligado à telenovela “Mulheres de Areia”, em sua primeira versão, transmitida pela extinta TV Tupi de São Paulo, durante os anos de 1974-75. O evento valeu ao local um monumento, esculpido por Serafim Gonzalez, em fibra, colocado em frente à Ilha das Cabras.
A praia tem cerca de 600 metros de extensão e é muito freqüentada por surfistas, é neste pequeno trecho de mar entre o costão rochoso do Morro do Sapucaitava e a Ilha das Cabras que se verifica as melhores ondas para o surf, em meio a barcos de pescadores que a todo o momento entram e saem do mar em busca de peixes para comercialização nas barracas da praia.
Praia dos Sonhos
Localizada entre a Praia do Cibratel e a Praia dos Pescadores, a famosa Praia dos Sonhos chama atenção pela bela paisagem, composta pela longa faixa de areia, rochas e área verde. Com 800 metros de extensão, nela está localizado dois dos pontos turísticos mais procurados, a Passarela e a Cama de Anchieta.
A atração é próxima a outros pontos de visitação como a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, que ao lado contém uma praça para observar a beleza natural do ambiente e o Morro do Paranambuco.
Praia das Conchas
Não se trata de uma praia propriamente dita, mas uma outra pequena enseada quase aos pés do morro de Paranambuco e o costão da Praia dos Sonhos, após a Cama de Anchieta. Nesta praia, encontra-se a gruta Nossa Senhora de Lourdes, local de peregrinação religiosa.
Em 1996 e 1997, verificou-se a presença de grandes tartarugas marinhas, que a caminho de algum local, aportam ali para comida e descanso.
Praia do Suarão
Localizada no bairro do mesmo nome, trecho assim denominado da Praia de Itanhaém. O bairro do Suarão é um dos mais antigos da cidade. Há muitas casas de veraneio nas proximidades, também vários quiosques espalhados na orla, onde é possível tomar água de coco e comer deliciosos petiscos.
O local é frequentado por surfistas que aproveitam as excelentes ondas criadas pelo mar. No centro deste bairro é possível encontrar restaurantes, hotéis e pousadas e lojas que oferecem diversos serviços.
Praia do Cibratel
É denominada Praia do Cibratel, a porção da Praia de Peruíbe, no trecho compreendido no bairro que a defronta. Durante toda a extensão da Praia de Peruíbe no município de Itanhaém, popularmente a praia recebe o nome do loteamento em que está localizada a orla (ex.: Praia do Cibratel, Praia das Gaivotas).
Na região em que é denominada Praia do Cibratel (ou ainda, Praia da Enseada, devido à pequena enseada onde se localiza o Pocinho de Anchieta), encontram-se quiosques, hotel e bares com pequena infraestrutura. Durante todo o ano possui ótima balneabilidade.
Praia do Gaivota
A Praia do Gaivota vai desde a divisa com o município de Peruíbe até o bairro do Cibratel II. Ela conta com uma pequena ilha, onde é possível ver aves marinhas. A praia tem boa infraestrutura, já recebeu melhorias no projeto de Urbanização em sua Orla.
O número de turistas que preferem esse lindo bairro está cada dia aumentando, e com isso a urbanização vem crescendo cada vez mais.
Roteiros Turísticos de Itanhaém
Trilhas
Com cerca de 600 km² de extensão, o Município proporciona aos amantes do ecoturismo grande riqueza ambiental, visto que possui 300 km² preservados de Mata Atlântica, que integram o Parque Estadual da Serra do Mar, sendo 50 cachoeiras e às 14 praias balneáveis, conforme mencionamos no tópico anterior.
Na área ecológica, trilhas são algumas opções, como a Trilha do Morro Sapucaitava, localizado na Praia dos Sonhos, que foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT), considerado de utilidade pública desde 15 de março de 1962, é rico na flora e fauna da Mata Atlântica, tendo como destaque a peroba, a canela, o jequitibá, a aroeira, as samambaias, as bromélias e os caetés.
Os animais mais encontrados são os lagartos teiú, caxinguelê e preá, além de sábias, beija-flores, corujas, gaivotas e tiés. O morro é apropriado ao passeio ecológico envolvendo crianças, já que é de fácil acesso.
Já a Trilha do Morro do Piraguyra encontra-se mais distante da influência marítima, chamando atenção, principalmente por sua preservação e vegetação típica. O cuidado em preservá-lo, deve-se à sua localização central na cidade, e sua extensão com o mangue, possuindo ainda, um lago no alto do morro, formado pelas chuvas e por sua drenagem natural.
O local é indicado para a realização de trilhas ecológicas, porém o grau de dificuldade é um pouco mais elevado do que a do Morro do Sapucaitava, pois possui locais escorregadios e uma mata intensa, exigindo atenção aos visitantes que podem se perder pelos vários caminhos da trilha.
Em um dos pontos mais altos, há o mirante, que possibilita uma bela visão do mangue e da Cidade.
Roteiro Fluvial
O Rio Itanhaém, conhecido como Amazônia Paulista, é o encontro das águas escuras do Rio Preto com as cristalinas do Rio Branco. A Cidade possui a segunda maior bacia hidrográfica do Estado de São Paulo, com mais de 2 mil km de extensão, sendo que destes, 180 são navegáveis.
Mesmo fenômeno que ocorre entre os rios Negro e Solimões, na Amazônia, acontece em Itanhaém, contudo, eles não se misturam. Estes rios atraem visitantes de todo o Estado, que buscam um turismo alternativo, visto que oferece grande variedade de peixes, além de diversidade na fauna e flora.
Pode-se conhecer o Rio Itanhaém por meio de embarcações que diariamente promovem passeios, tendo como ponto de partida o píer, que está localizado na Alameda Emídio de Souza, na Praia dos Sonhos, próxima ao Iate Clube.
O roteiro, que começa no Rio Itanhaém, tem 2 horas de duração, na qual os turistas percorrem aproximadamente 4 km e meio até o encontro dos rios Preto e Branco, passando pela Ilha do Rio Acima. Outra parada é a Ilha do Rio Acima, popularmente conhecida por ‘Ilha do Mauricio’, que proporciona ao visitante diversas opções de diversão como campo de futebol, praça de alimentação.
Ilhas Fluviais
Apenas 2 ilhas fluviais da bacia hidrográfica apresentam-se em destaque, cujas particularidades são interessantes:
Partindo-se da Foz do Rio Itanhaém para o interior, encontramos a primeira ilha cujo nome originou-se de sua própria formação, ou seja, por meio dos anos pela decomposição de sedimentos carregados ao longo de seu curso e pela baixa velocidade de sua corrente, estes sedimentos vão sendo depositados em suas curvas e diminuindo ainda mais a velocidade de sua corrente e conseqüentemente a água procura outro caminho mais fácil em seu curso para o oceano, abandonando aquela curva à qual vai tornar-se uma ilha.
Esta primeira ilha chama-se Ilha de Volta Deixada, formada pelo Rio Curitiba ou Rio da Volta Deixada. A segunda ilha fluvial é a Ilha do Bairro do Rio Acima. Sua particularidade é que existem mapas da Bacia Hidrográfica de Itanhaém onde não aparece como uma ilha e não à regionalização!
Acredita-se que ocorreu o mesmo com o Vale do Ribeira de Iguape, onde para diminuir a navegação, ligaram as curvas mais próximas, tornando-o uma ilha.
Roteiro Histórico de Itanhaém
Convento Nossa Senhora da Conceição
O Convento Nossa Senhora da Conceição é um registro vivo da história da Cidade e do Brasil. De uma pequena ermida de barro até a igreja erguida em homenagem à padroeira de Itanhaém, o convento é templo de fé e devoção há mais de 400 anos.
É tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e representa um dos bens mais memoráveis do litoral paulista. No alto do Morro do Itaguaçu, local que hoje abriga o Convento Nossa Senhora da Conceição, foi erguida uma das primeiras edificações da história do Brasil.
Museu Conceição de Itanhaém
Hoje, a antiga Casa de Câmara e Cadeia se tornou o Museu Conceição de Itanhaém. O local é tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat).
Além da própria trajetória da estrutura, o Museu abriga itens de grande relevância para a cultura local.
São diversos documentos, fotos e peças que contam um pouco sobre Itanhaém.
Igreja Matriz de Sant´Anna
Não se sabe exatamente quando deu início à construção da nova matriz, mas corresponde ao período em que Itanhaém tornou-se cabeça de Capitania (1642 a 1679). O que é certo é que a igreja estava efetivamente em obras no segundo decênio do século 18.
As igrejas matrizes mereciam por parte do rei de Portugal, como chefe da Igreja Católica no Império Luso, atenção especial, cabendo-lhe assistir o povo nas suas edificações.
Igreja Nossa Senhora do Sion
A Igreja Nossa Senhora do Sion foi construída em estilo romano. É uma das únicas de todo o litoral paulista neste estilo, com um belo interior da Nave Central cujo teto é decorado com a imagem de Nossa Senhora e o altar ornado com uma bela imagem antiga.
Gruta Nossa Senhora de Lourdes
Localizada entre as praias dos Sonhos e do Cibratel, atrás do Morro do Paranambuco, a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, onde fica a imagem da santa, foi construída na década de 60 com um material parecido com fibra de vidro. No local, há também a imagem da freira Bernadette Soubirous que, em 11 de fevereiro de 1858, mais ou menos na época de sua primeira comunhão, recebeu sua primeira visão da Virgem.
Cama de Anchieta
É um dos lugares mais visitados por turistas e moradores que não se cansam de admirar as belezas naturais das paisagens que se apresentam durante todo o passeio, um verdadeiro pedacinho da história de São José de Anchieta, canonizado em 2014, pelo papa Francisco, como o terceiro santo brasileiro.
Esta é a passarela que dá acesso à Cama de Anchieta, referência que se tornou um dos principais monumentos históricos da Cidade.
Com uma estrutura de 220 metros de comprimento por 1,60m de largura, a passarela, construída com ipê e materiais derivados do eucalipto ecológico, seguindo as normas de preservação ambiental, é resultado da parceria e dos investimentos da Prefeitura de Itanhaém e das Ilhas Canárias, onde nasceu o jesuíta.
Ilhas de Itanhaém
Laje da Conceição
- Distância da costa: 18 Km
Pequena ilha de formação rochosa, possui um farol de balizamento marítimo e seu acesso é difícil. As águas ao redor também são limpas e de grande profundidade. Em todas as ilhas estão proibidos o desembarque, para a preservação dos faróis, fauna e flora.
Ilha Queimada Pequena
- Distância da Costa: 22km
- Profundidade média ao redor: 11m
A Ilha Queimada Pequena é a ilha marítima mais próxima da costa litorânea em Itanhaém. Trata-se de uma ilha de pequeno porte, distante da costa continental 22 km, onde pode-se visitar a nível de visitação e mergulhos de apreciação. Encontra-se grande variedade de peixes, muito coloridos. Durante o trajeto de acesso à ilha, golfinhos e peixes-voadores oferecem espetáculo à parte.
Ilha Queimada Grande
- Distância da costa: 35km
- Profundidade média: 14m
O desembarque na Ilha Queimada Grande é proibido. Não há extensão de praia devido à pouca presença de areia ao redor da ilha. Possui duas elevações: a primeira mais plana onde se localiza um pequeno farol e a segunda constituída por uma elevação de 206 metros.
Não há praias nem enseadas que possam facilitar o desembarque, que é feito nas plataformas rochosas, de grande quantidade de limo, o que torna ainda mais difícil. Povoada por uma infinidade de animais marinhos (barracudas, peixes-frade, peixes-voadores, arraias, tartarugas), as águas do entorno da Ilha têm ótima visibilidade e uma atração extra: o naufrágio do Tocantins, um cargueiro de 110 metros de comprimento que se encontra quase na vertical.
Há também o navio mercante Rio Negro, já aos destroços, um pouco afastado do local onde se encontra o Tocantins.
Ilha das Cabras
Nessa ilha o prolongamento continental situado entre a Praia dos Pescadores e Praia dos Sonhos, formado por rochas em toda a sua volta, com vegetação no topo do morro que media entre topo e sopé, vegetação formada por flora natural da região, adaptada ao crescimento entre rochas.
Pequena ilha, cujo acesso é possível quando das marés baixas, onde se nota o prolongamento continental. Quando das altas marés, o acesso tem de ser feito por águas do mar, a pé, observando o horário de pico, quando se torna impossível a passagem devido a impetuosidade das ondas no local.
Trata-se de um local onde a calma e pouca presença das pessoas permitem ao bucólico local, ser procurado pelas manhãs e tardes, bem como é possível fotografar belas vistas da ilha para o continente.
Principais eventos em Itanhaém
- Festa da Virada e Shows de Verão (Dezembro/Janeiro);
- Carnaval de rua (Fevereiro/Março);
- Aniversário da Cidade (Abril);
- Festa do Divino Espírito Santo (Maio/Junho);
- Festival Gastronômico (Setembro/Outubro).
Bora passar o findi em Itanhaém?
Como você pode ver a cidade de Itanhaém há opções incríveis, ideais para passear em família! Com muitas opções de lazer, excelentes restaurantes, além de ser super acessível para todos os bolsos e gostos.
Curta, comente e não deixe de compartilhar nas suas redes sociais. Saia da rotina vamos aproveitar o melhor do fim de semana!
Se você gosta de aproveitar o fim de semana, saber das novidades sobre tudo que acontece na sua cidade ou perto dela e ainda quer ajudar mais pessoas a curtirem um fim de semana perfeito, compartilhe meufindi com seus amigos.
meufindi suas férias no fim de semana \o/ ❤️
Add Comment