
Peruíbe
Por que devo passar meufindi em Peruíbe?
Peruíbe oferece opções de belas praias e passeios pela Mata Atlântica preservada, com cachoeiras, restingas e baías de águas claras. Os balneários de Stella Maris (centro) e Três Marias (norte) possuem ciclovias, quiosques e são mais urbanizados.
Aqueles que gostam de praias mais isoladas podem seguir no sentido do Morro do Guaraú. A partir dali estão as praias mais bonitas da cidade, como Barra do Una, Deserta, Guaraú e Prainha. No caminho, o turista pode fazer rapel na Cachoeira das Antas, com suas três quedas, e conhecer a Cachoeira do Paraíso, onde é possível curtir um escorregador natural e tomar banho no poço de águas cristalinas.
Peruíbe é um dos 15 municípios paulistas considerados estâncias balneárias pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por lei estadual.
Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional.
Onde fica Peruíbe?
Peruíbe é um município na microrregião de Itanhaém, na Região Metropolitana da Baixada Santista, no estado de São Paulo, no Brasil. Vizinho dos municípios de Itariri e Itanhaém.
Com 32 km de praias e os menores índices de poluição do litoral paulista, Peruíbe é um destino que realmente encanta os visitantes. Com estrutura completa para receber os turistas, a cidade, localizada a 137 km de distância de São Paulo, vem se tornando um destino de fim de semana, excelente para os paulistanos.
Como chegar em Peruíbe?
Peruíbe está a 137 km do centro de São Paulo.
- Aeroportos
- Congonhas (CGH) – distância 131 km
- Guarulhos (GRU) – distância 158 km
- Viracopos (VCP) – distância 229 km
- De carro – Partindo de São Paulo
- Sistema Anchieta/Imigrantes e depois seguir pela Rodovia Padre Manoel da Nóbrega (SP-055).
Distância entre o município de Peruíbe e as principais cidades brasileiras:
Distância calculada em linha reta
- São Paulo: 93 km
- Guarulhos: 115 km
- Campinas: 157 km
- Curitiba: 261 km
- Bauru: 307 km
- Rio de Janeiro: 417 km
- Belo Horizonte: 591 km
- Porto Alegre: 761 km
- Goiânia: 882 km
- Brasília: 955 km
- Salvador: 1547 km
- Recife: 2223 km
- Fortaleza: 2466 km
- Belém: 2550 km
- Manaus: 2745 km
Coisas legais para fazer no findi em Peruíbe?
Fique por dentro de tudo que acontece em Peruíbe!
O meufindi tem o roteiro certo para você curtir o que Peruíbe tem de melhor para os visitantes! Aproveite para programar sua visita no fim de semana.
Cadastre seu evento, estabelecimento ou serviço gratuitamente no meufindi, clique aqui e saiba como.
Por que você precisa conhecer Peruíbe nesse findi?
Peruíbe é um destino de praia do litoral sul de São Paulo que reúne praias para todos os gostos, em meio a um belo cenário natural. Tem praias de águas calmas, outras com boas ondas para o surf, áreas de camping, além de vida noturna agitada na cidade.
Para quem curte a natureza, são várias opções; passeios de barco, jipe, jardineira e canoa, que levam à Estação Ecológica da Juréia-Itatins que possui 80 hectares de mata Atlântica e abriga cachoeiras, poços, rios e praias desertas.
No Centro da cidade a atração é a orla urbana, emoldurada por jardins bem cuidados que contornam o calçadão e a ciclovia. No verão, a iluminação garante movimento também à noite, nos quiosques e na areia.
Peruíbe tem duas faces distintas para agradar a turistas convencionais e os mais aventureiros: Praias urbanas e movimentadas; e praias semi-desertas, com mata atlântica preservada, rios, cachoeiras e trilhas.
Praias de Peruíbe
Sol, mar e água fresca! Se você adora curtir o litoral paulista, hoje vai conhecer algumas das melhores praias de Peruíbe para aproveitar os dias quentes no maior estilo!
Praia do Centro
A praia central de Peruíbe fica sempre cheia nos fins de semana. Possui um mar bem gostoso para tomar banho e bons restaurantes na orla, a região encontra-se sempre movimentada.
Praia do Costão
Por ser uma das praias mais fáceis de chegar, o Costão fica sempre bem cheio de turistas e moradores nos fins de semana, que literalmente se jogam nas águas tranquilas da Praia do Costão.
Leve protetor solar e também repelente, isso porque a região tem bastante pernilongos.
Prainha
Entre o Costão e a Praia do Guaraú é possível encontrar uma das praias mais bonitas de Peruíbe: a Prainha. Com 345 metros de extensão, essa praia é uma das mais frequentadas na região graças às suas águas clarinhas e vista panorâmica para a cidade.
Aqui na Prainha, existe uma parte rochosa que adentra cerca de 800m no mar, constituindo uma plataforma natural de pesca.
Praia de Guaraú
Considerada uma das mais belas praias do litoral brasileiro, o Guaraú é um paraíso ecológico onde o mar, as montanhas, as trilhas e as cachoeiras se encontram para criar um ambiente paradisíaco, de rara magia e beleza.
A Praia do Guaraú fica ao lado da Reserva Ecológica da Juréia-Itatins, uma das cinco áreas consideradas pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade. Surfistas de plantão sempre marcam ponto nessa praia que tem toda a infraestrutura que os turistas precisam.
Ilha do Abrigo
É um paraíso com águas esverdeadas que você precisa conhecer durante sua visita a Peruíbe. O local é perfeito para a prática de mergulho, já que suas águas cristalinas facilitam ainda mais a visualização dos animais marinhos da região.
Para ir até à ilha, é necessário pegar um barco na praia do Guaraú. A viagem dura aproximadamente 30 minutos. Na hora de voltar, um dos monitores ambientais da ilha aciona os barqueiros que vão buscar os passageiros e levá-los até o ponto de partida.
Praia do Arpoador
A Estação Ecológica Juréia-Itatins é uma área de proteção à natureza com território distribuído em vários municípios, inclusive Peruíbe. Dentro da estação fica a pequena e deserta Praia do Arpoador, um destino maravilhoso para quem gosta de águas transparentes e calmas, perfeitas para boiar e relaxar.
A praia é considerada uma das mais bonitas de Peruíbe e mesmo que você deva caminhar por trilhas para chegar até lá, saiba que esse esforço será recompensado com um cenário de encher os olhos.
Praia do Caramborê
Um pouco antes de chegar à Barra do Una, na estrada Guaraú-Barra do Una encontra-se essa bela praia de aproximadamente 550 metros de extensão. Com águas limpas e esverdeadas, larga faixa de areia escura e dura e cercada por morros nos cantos e no fundo é praticamente desabitada e fica dentro da Estação Ecológica Juréia-Itatins.
Rodeada por mata nativa, costas rochosas e areia clarinha encontra-se a Praia do Caramborê. Quem está em busca de tranquilidade e tem vontade de se desligar do mundo precisa passar um dia nessa praia deserta.
Praia do Parnapuã
As melhores ondas de Peruíbe!! Pegue sua prancha e corra para a Praia do Parnapuã, que também fica dentro da Estação Ecológica Juréia-Itatins. Se as ondas altas garantem toda a adrenalina para os surfistas, o visual lindíssimo da praia vai conquistar todo tipo de visitante.
Assim como as outras praias da estação ecológica, o acesso não é dos mais fáceis e, justamente por isso, a praia fica mais deserta e reservada.
Barra do Una
A Praia Barra do Una em Peruíbe, com 2 km de águas claras e limpas, larga faixa de areia escura e dura, vegetação de restinga e cercada por morros ao fundo e no canto esquerdo, é um paraíso ecológico, com uma pequena vila de pescadores, localizada na Estação Ecológica Juréia-Itatins.
No canto esquerdo um morro com um costão de pedras faz divisa com a Praia do Caramborê, e no canto direito deságua o Rio Una com águas escuras. A praia tem grande diversidade de ecossistemas, com mangue, mata, restinga, várzea e dunas. Após a foz do Rio Una, fica uma grande área pertencente à Estação Ecológica, com acesso proibido.
O acesso até a Barra do Una na Juréia é feito por uma estrada sinuosa e asfaltada que sai da Praia do Centro e vai até a Praia do Guaraú em trecho de cerca de 8 km.
Principais Atrações de Peruíbe
Aquário de Peruíbe
Conta, com 24 recintos entre tanques, terrários, aquários e aquaterrários, apresenta aproximadamente 80 espécies de animais como invertebrados, peixes, anfíbios e répteis.
Além de observar diferentes animais, é possível tocá-los no tanque de contato com a orientação de monitores. Entre as atrações, espécies exóticas como peixe-palhaço, budião-rei, cirurgião-azul, peixe-pedra e baiacu-mirim, além de tubarões e arraias.
Lama Negra de Peruíbe
Rica em propriedades medicinais, Lama Negra de Peruíbe é procurada por moradores e turistas há mais de 30 anos. Estudos realizados na década de 70 pelo o Instituto Geológico do Estado de São Paulo comprovaram a baixa radioatividade do minério e a ação oxidante que combate os radicais livres, que são responsáveis pelas sensações de cansaço e estresse.
Desde então o material é procurado por turistas e moradores para fins medicinais e estéticos. A Lama Negra é formada a partir de uma substância argilosa de origem marinha depositada em depressões no fundo do mar, há mais de 120 mil anos, devido a um movimento geológico.
A jazida do município fica localizada a 500 metros do mar, distribuídas em cinco hectares.
Sítios Arqueológicos
Dentre os sítios arqueológicos existentes na cidade, podem ser destacados:
- Ruínas do Abarebebê, identificada como a primeira igreja do Brasil;
- Ruínas do Guarauzinho, na praia de mesmo nome, onde habitou Pero Corrêa, sesmeiro que aprisionava e negociava índios;
- Sambaqui do Guaraú, no Rio de mesmo nome;
- Ruínas da Fazenda São João, datada do século XVIII, com material arqueológico português;
- Sítios Piaçaguera (I, II e III), na área de Taniguá, próxima a Abarebebê, com vestígios do início do povoado.
Cachoeira do Poço Azul
Localizado na Estrada Armando Cunha, Km 21, zona rural do município, de fácil acesso. Além de ser um belo atrativo natural, apresenta características históricas, pois era o local de banhos do Padre Monsenhor Lino de Passos.
Cachoeira do Paraíso
Localizada a 25 km do centro de Peruíbe, a cachoeira está no caminho entre Guaraú e Una, no interior do Parque Estadual do Itinguçu. Naturalidade – Este é um aspecto muito interessante dessa cachoeira. Apesar de ser intensamente visitada, seu aspecto atual é provavelmente muito próximo ao original.
Os caminhos e escadas que conduzem aos 3 pontos da Cachoeira são integrados ao meio, bem feitos e bonitos, fazendo parte do circuito de trilhas do Estado de São Paulo. O acesso a Cachoeira do Paraíso é feito pela Estrada Guaraú-Una. Percorrendo-se 15 km, a direita se encontra o caminho que leva até a área do Estacionamento.
A subida até o poço principal é por trilha de 250 metros. A visitação é controlada sendo permitida apenas a entrada de 270 pessoas por dia. A entrada é gratuita e a senha deve ser retirada no portal de entrada do Mosaico de Unidades de Conservação de Juréia Itatins, no km 7 da estrada para Barra do Una.
Ruínas do Abarebebê
A Igreja do Abarebebê é identificada como uma das primeiras construída no Brasil. Foi erguida na segunda metade do século 16, com o fim de catequizar os índios tupis que viviam na região.
Ali se estabeleceu também o segundo colégio de meninos do Brasil e no seu entorno formou-se o único aldeamento do litoral de São Paulo: o Aldeamento de São João Batista. É patrimônio histórico nacional e paulista, tombado pelo IPHAN e CONDEPHAAT (1984).
Este sítio foi pesquisado por equipe do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo, sendo, entre todos os sítios arqueológicos do município, o de maior potencial turístico pela sua proximidade ao centro do município.
Parque Estadual da Serra do Mar
Com quase 315 mil hectares, numa extensão que vai desde a divisa de São Paulo com o Rio de Janeiro até o município de Itariri, no sul do Estado, passando por toda a faixa litorânea, o Parque Estadual da Serra do Mar representa a maior porção contínua preservada de mata Atlântica do Brasil.
Nos remanescentes da mata atlântica, protegidos no Núcleo, sobrevivem fauna e flora repletas de espécies ameaçadas de extinção, como o palmito, a orquídea Laelia purpurata, o macaco-prego, o bicho-preguiça e anta ou tapir.
Das matas brotam nascentes que formam riachos e rios que garantem o abastecimento de água para milhões de pessoas na Baixada Santista.
Praça Ambrósio Baldim
Também conhecida como Praça Redonda, é um grande centro de venda de lembranças, alimentação e lazer na cidade. São mais de 80 boxes com artesanato, roupas, presentes, bijuterias e alimentação. Em algumas épocas do ano, você pode assistir pequenos shows e outras manifestações culturais.
Praça Flórida
A praça conta com cobertura permanente, 25 expositores fixos de artesanato, 8 boxes de alimentação com som ao vivo aos finais de semana, playground, quadra poliesportiva e muito espaço para apresentação de artistas plásticos e de outras manifestações artísticas.
A feira oferece artefatos de couro, bambu, taquara, cipó, resinas epóxi e biscuit, vidro, prata, madeira, tecidos, feltro, pedra de jardim, conchas, pedras brasileiras, alpaca, sementes e outros materiais.
Museu Arqueológico
Localizado na estação ferroviária apresenta a história do município e região desde há aproximadamente três séculos. Foi estruturado a partir das pesquisas históricas e arqueológicas na região, supervisionado pelo Arqueólogo Plácido Cali.
Portinho dos Pescadores
Localizado na Avenida Beira Mar, esquina com a Avenida Padre Anchieta, situa-se a aproximadamente 500 metros da praia, na margem do rio Preto. É um mini-terminal pesqueiro, onde os pescadores artesanais comercializam seus pescados, diretamente com o consumidor.
Cachoeira das Antas
Onde há uma trilha de 600 metros que pode ser percorrida em passeios monitorados.
Corredeira do Perequê
A 15 km do centro, possui piscinas naturais e uma figueira de 400 anos.
Corredeira do Paraíso
Famosa pela exuberante beleza, com tobogã e piscina natural a 25 km do centro.
Skate Park
Prática presente em todos os cantos do mundo, o Skate, Patins e a Bike também tem presença em nas ruas, boulevards e calçadões. Porém a modalidade ganhou destaque e novos seguidores a partir da construção do Skate Park, em 2005, que facilitou a vida dos skatistas, independente das condições climáticas, oferecendo também novos desafios e manobras.
Mirante de Peruíbe
Situado junto à torre de transmissão de TV, onde se tem uma visão panorâmica da cidade. Ótimo local para fotografar a cidade e observar uma das maiores distâncias contínuas de Mata de Restinga.
Principais eventos em Peruíbe
- Carnaval com blocos de rua (Fevereiro/Março);
- Torneio de Pesca de Arremesso (Março);
- Encontro Ufológico (Maio);
- Festival de Inverno e Festa da Cultura Caiçara (Julho);
- Reveillon e Festa do Peixe (Dezembro).
Bora passar o findi em Peruíbe?
Como você pode ver a cidade de Peruíbe há opções incríveis, ideais para passear em família! Com muitas opções de lazer, excelentes restaurantes, além de ser super acessível para todos os bolsos e gostos.
Curta, comente e não deixe de compartilhar nas suas redes sociais. Saia da rotina vamos aproveitar o melhor do fim de semana!
Se você gosta de aproveitar o fim de semana, saber das novidades sobre tudo que acontece na sua cidade ou perto dela e ainda quer ajudar mais pessoas a curtirem um fim de semana perfeito, compartilhe meufindi com seus amigos.
meufindi suas férias no fim de semana \o/ ❤️
Add Comment