Add Listing
  • You have no bookmark.

Your Wishlist : 0 listings

Sign In
Guarujá

Guarujá

Por que devo passar meufindi em Guarujá?

Mundialmente conhecida como a “Pérola do Atlântico”, Guarujá atrai turistas o ano todo pelo seu amplo leque de praias, 27 no total, além de uma boa infraestrutura de lazer, com bares, restaurantes, shoppings, hotéis e casas noturnas.

A proximidade da capital faz com que a cidade tenha um fluxo intenso de turistas no fim de semana. As areias das praias mais famosas, como Pitangueiras e Enseada, ficam lotadas, enquanto os surfistas curtem boas ondas no Tombo e Pernambuco. Quem busca mais tranquilidade pode conferir as praias do norte: Branca, Preta, Pinheiro, Iporanga e São Pedro. Guarujá é o maior centro de serviços náuticos do Brasil.

 

Onde fica Guarujá?

Chegar à cidade de Guarujá é mais fácil do que se imagina, distante 90 km de São Paulo e a poucas horas das principais cidades do Estado de SP, também possui diversos acessos tanto náuticos, quanto aéreos e terrestres.

Portanto distância não é mais desculpa para deixar de visitar a Pérola do Atlântico.

 

Como chegar em Guarujá?

Guarujá está a 90 km do centro de São Paulo.

  • Aeroportos
    • Congonhas (CGH) – distância 89 km
    • Guarulhos (GRU) – distância 107 km
    • Viracopos (VCP) – distância 188 km

 

  • De Carro – partindo de São Paulo
    • Sistema Anchieta/Imigrantes e depois Rodovia Piaçaguera–Guarujá (SP- 055).
    • Quem vem do litoral sul, o acesso é pela Rod. Padre Manoel da Nóbrega (SP-055).
    • Pelo litoral norte o acesso é através da Rodovia Rio-Santos.

 

Distância entre o município de Guarujá e as principais cidades brasileiras:

Distância calculada em linha reta

  • São Paulo: 63 km
  • Guarulhos: 68 km
  • Campinas: 146 km
  • Rio de Janeiro: 334 km
  • Bauru: 343 km
  • Curitiba: 344 km
  • Belo Horizonte: 522 km
  • Porto Alegre: 833 km
  • Goiânia: 872 km
  • Brasília: 931 km
  • Salvador: 1474 km
  • Recife: 2149 km
  • Fortaleza: 2404 km
  • Belém: 2521 km
  • Manaus: 2756 km

 

Coisas legais para fazer no findi em Guarujá?

Fique por dentro de tudo que acontece em Guarujá!

O meufindi tem o roteiro certo para você curtir o que Guarujá tem de melhor para os visitantes! Aproveite para programar sua visita no fim de semana.

 

Cadastre seu evento, estabelecimento ou serviço gratuitamente no meufindi, clique aqui e saiba como.

 

Por que você precisa conhecer Guarujá nesse findi?

Guarujá é uma cidade contadora de história. Através dos Fortes ou das Capelas históricas, a cidade celebra o glorioso passado das terras tupiniquins. Charme do Litoral Paulista é famosa pelas suas belezas naturais, praias que cercam a região e por seu potencial turístico, é considerada uma das cidades mais bonitas do litoral brasileiro.

Com 22 km de beleza inigualável, o Guarujá abriga, de maneira espetacular, 27 praias de águas limpas e mar aberto, iluminadas pelo sol e sorriso das crianças e dos surfistas. Confira os principais pontos turísticos, monte seu roteiro e aproveite o fim de semana, com às pessoas que mais gosta <3 sem preocupação.

 

As Praias do Guarujá

Guaiúba

Com 790 metros de comprimento, a praia do Guaiúba é uma das mais conhecidas da cidade. Com poucas ondas, é ponto de visita de famílias com crianças. A presença de quiosques e restaurantes “pé na areia” reforça a comodidade da praia.

 

Tombo

A praia do Tombo é um dos destaques de Guarujá, sendo a única praia do estado de São Paulo a possuir a Bandeira Azul, certificação internacional que garante a qualidade do local em 3 aspectos: Social, Ambiental e Econômico.

Com 900 metros de extensão, estrutura de hospedagem e gastronomia, a praia do Tombo é um dos principais redutos do surf na cidade, sendo um local muito procurado para campeonatos do esporte.

 

Astúrias

Fica entre as praias do Tombo e Pitangueiras. Em uma de suas extremidades, conhecida por Canto das Astúrias, é comum ver barcos de pescadores ancorados ao lado de um píer, também muito utilizado por pessoas amantes da pesca.

O mar da praia das Astúrias é bem agitado e tem coloração esverdeada. Linda paisagem e registro fotográfico obrigatório de turistas e moradores.

 

Pitangueiras

Considerada a praia central de Guarujá, por sua localização no mapa da cidade, a Pitangueiras tem quase 2 quilômetros de orla e é ponto de encontro para atividades esportivas, culturais e de lazer.

É uma das praias mais frequentadas na temporada de verão e conta com uma estrutura completa: desde restaurantes e hotéis, até shopping center, galerias comerciais e supermercados.

 

Enseada

A maior praia da cidade, com 5,6 km de extensão, tem infinitas opções recreativas em sua orla: restaurantes, o maior aquário da américa do sul, a maior concentração de hotéis da cidade, os principais eventos do verão, além da praia em si, que é linda e possui águas claras e mar agitado.

A praia da Enseada também é muito procurada para atividades esportivas e náuticas.

 

Pernambuco

Os 1,6 km da praia de Pernambuco são bem distribuídos em lazer, esporte e comodidade. Conta com restaurantes, hotéis – incluindo um resorts -, atividades esportivas e culturais. O campo de golfe da cidade é vizinho desta praia que ainda conta com uma ilha riquíssima em história para ser visitada.

 

Mar Casado

A praia do Mar Casado recebeu este nome devido a sua topografia, já que quando sua maré está alta, há uma junção do mar com a praia de Pernambuco, resultando em um belíssimo efeito natural do encontro das praias. O fácil acesso à praia do Mar Casado torna-a um destino obrigatório.

 

Perequê

A praia do Perequê é uma das maiores colônias de pesca da Baixada Santista. Algumas atividades recreativas que se encontram no Perequê: passeio naútico, pesca, restaurantes com comida típica caiçara, cachoeira próxima a praia, com fácil acesso.

 

Santa Cruz dos Navegantes

Localizada numa vila de pescadores, a praia de Santa Cruz dos Navegantes recebeu esse nome por conta de Américo Vespúcio ter ancorado nesta praia para se assegurar dos fortes ventos e das ondas de sul.

 

Góes

Povoada por uma pequena colônia de pescadores, a Praia do Góes tem 250 metros e o acesso é feito, exclusivamente, por trilha ou barco. A recompensa em chegar a essa pequena praia – escondida em meio a Mata Atlântica – é a rica beleza natural!

 

Fortaleza da Barra Grande

Com apenas 30 metros de extensão, esta praia fica a direita da Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, sendo frequentada principalmente por moradores da praia dos Góes, de Santa Cruz dos Navegantes e por turistas mais aventureiros.

 

Monduba

A praia do Monduba fica dentro da área do Forte dos Andradas e tem acesso restrito. O mar é muito calmo, quase uma piscina natural e tem extensão de 400 metros. De barco, numa distância mínima permitida por lei, é possível ver a fachada da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea.

 

Cheira Limão

A praia do Cheira Limão é a menor das 27 praias da cidade, com apenas 20 metros, e é conhecida por suas águas calmas. Ela fica aos pés do Morro do Limão e para chegar até lá só por uma trilha que começa na Praia do Góes.

 

Sangava

Para chegar até esta praia, o visitante precisa ter fôlego para cruzar uma trilha íngreme que prevê cerca de duas horas de caminhada. Há também acesso por barco. Chegando lá, a descoberta: águas cristalinas, mar calmo, piscinas naturais e uma caverna submersa.

 

Saco do Major

A praia Saco do Major tem esse nome devido a sua topografia e também por ter sido local de morada de um major aposentado. Além do barco, seu acesso é feito por 2 trilhas que saem da praia do Guaiuba e do bairro Santa Cruz dos Navegantes.

Com vegetação exuberante, águas cristalinas e mar calmo.

 

Fora ou Moisés

Uma das menores praias de Guarujá. Os 50 metros da praia de Fora ou praia do Moisés estão a sudeste da ilha, e seu acesso é feito exclusivamente por barco. Mas atenção, o visitante deve pedir autorização militar pois o acesso é restrito.

 

Bueno

A praia do Bueno também está inserida em área militar. Para chegar até lá, o visitante tem que se aventurar por uma trilha, partindo da praia de Monduba. Seu acesso é restrito, sendo necessário o pedido de autorização.

 

Éden

Uma pequena e encantadora praia em meio ao paraíso! É essa a sensação que temos ao chegar na praia do Éden que fica na reserva ecológica do Sorocotuba. O visitante tem a possibilidade de ver animais da fauna aquática nos fins de tarde e o mar possui uma tonalidade verde-azulado única, tornando a praia do Éden um destino inesquecível.

 

Sorocotuba

A pequena praia de Sorocotuba tem apenas 100 metros, fica dentro de um condomínio fechado e seu único acesso é por mar. Há vegetação por ambos os lados da praia, contrastando com o azul do mar.

 

São Pedro

Uma das praias mais bonitas da cidade fica a 4 km da estrada Guarujá-Bertioga, no Parque Serra do Guararu, área de proteção ambiental, o que lhe confere um cuidado maior, por isso a visitação é coordenada. Sua belíssima paisagem e água cristalina garantem o merecido e nada pretensioso título de “paraíso”.

 

Conchas

A pequena praia das Conchas, com apenas 150 metros, encanta no primeiro olhar com seu mar sossegado, de água clara. Muitos buscam essa praia para o mergulho e, também, para reuniões de grupos familiares e de amigos.

 

Iporanga

Iporanga, no tupi-guarani, significa Rio Bonito e o adjetivo cabe perfeitamente a praia que leva o mesmo nome. A praia do Iporanga fica próxima a uma cachoeira, que em tempos de maré cheia, abriga uma piscina natural que envolve o público que gosta de apreciar a riqueza que a natureza nos proporciona.

Praia aconchegante famílias e grupo de amigos.

 

Pinheiros

A praia dos Pinheiros tem seu acesso através da praia do Iporanga ou pelo mar, por meio de barcos. Possui um visual mais rústico, com areia mais grossa, ondas fortes de água esverdeada. Tudo isso em 700 metros de extensão.

 

Camburí

Seu acesso é feito por trilha que se inicia na prainha Branca, mas também pode ser visitada pelo mar. Quem chega a esta praia percebe uma tonalidade diferente da água, mais escura, tom que resulta dos minerais depositados no fundo do mar.

Se já não bastasse tanta beleza natural, ainda há uma nascente no alto da floresta, e que deságua no mar.

 

Preta

Prainha Preta, como também é conhecida, tem esse nome por ter muitas rochas escuras que se contrastam com a areia fofa e clara da praia vizinha, a Branca. É cercada pela vegetação da mata Atlântica, tem mar calmo e água límpida, ideal para o mergulho.

 

Branca

A areia fofa e clara foi inspiração para o nome. A prainha Branca abriga uma antiga colônia de pescadores, que mantém as tradições por mais de um século. Está inserida na Área de Proteção Ambiental da Serra do Guararu.

Seu lado esquerdo tem ondas mais fortes, enquanto seu lado direito tem um mar calmo, características que agradam todos os tipos de visitante.

 

Armação das Baleias

Pequena praia, muito procurada para a prática de mergulho e pesca. Documentos resgatam a história de que o lugar foi local de extração de óleo de baleias. Armação das Baleias é ideal para quem busca fugir da rotina urbana.

 

Pontos Turísticos do Guarujá

Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande

A ideia do projeto de proteção para o Porto de Santos foi do Rei Felipe II e ficou pronto em 1584. Encravado numa pilha de rochas, a Fortaleza de Santo Amaro de Barra Grande foi erguida às margens do mar, na única entrada do porto.

De lá, era possível avistar qualquer barco que fosse atracar e caso ocorresse uma invasão, os canhões estariam prontos para a ação. No meio de 2 praias, a Fortaleza da Barra também possui uma praia própria para visitantes mais aventureiros.

A esquerda do Fortaleza fica a praia de Santa Cruz dos Navegantes, reduto de pescadores. Do outro lado, há uma trilha que leva à aconchegante praia do Góes.

 

Forte dos Andradas

Em 10 de novembro de 1942, foi inaugurado o Forte do Monduba, o último a ser construído no Brasil. Junto com a Fortaleza de Itaipu, o forte formaria o Sistema Defensivo da Baía de Santos, ajudando a proteger o maior porto exportador do Brasil. Batizado depois como Forte dos Andradas, abrigou a 5° Bateria Independente de Artilharia da Costa.

Escavado na rocha, o Forte dos Andradas dispõe de uma arquitetura típica, com túneis que ainda conservam cozinha, refeitório, banheiro, posto de comando, dormitório e outras salas, que serviam aos militares na movimentação de defesa local.

 

Pavilhão Maria Fumaça

Quando Guarujá tornou-se uma Vila Balneária, houve a necessidade de criar um meio de transporte confortável para os visitante, então surgiu Tramway de Guarujá. Elias Fausto projetou uma via férrea com duas estações.

A primeira tinha destino as travessias de Guarujá-Santos, a segunda dirigia-se à praia de Pitangueiras, onde passava por importantes hotéis, considerados como marcos do turismo nacional na época.

 

Paróquia Nossa Senhora de Fátima e Santo Amaro

A igreja possui desenhos da arquitetura barroca-brasileira, com traços grossos e arredondados. Na parte interna, crucifixos, imagens de Santos catequizados e vitrais customizados. Já na parte externa, enxerga-se traços arredondados, crucifixos em suas extremidades superiores e acabamento de gesso.

Uma das peculiaridades da igreja: seu nome é junção de dois padroeiros distintos. Santo Amaro, que era nascido em Roma no ano de 512. O segundo nome vem da Nossa Senhora de Fátima, uma das invocações marianas atribuídas à Virgem Maria, mãe de Jesus.

 

Mirante do Morro da Caixa D’Água

Ótima vista do mar que banha Guarujá, em especial à Praia do Tombo, à direita, e à Praia das Astúrias, à esquerda. O local é refúgio dos praticantes de parapente, que fazem seus vôos do local.

 

Mirante do Morro do Maluf

Localizado ao final da Praia das Pitangueiras, garante uma visão deslumbrante de Guarujá, em especial à Praia da Enseada, à esquerda. Também é cenário de decolagens e pousos de praticantes de parapente e nas encostas do morro de 100 metros é praticando rapel.

 

Mirante do Costão das Tartarugas

Formação rochosa, localizada no final da Praia da Enseada, após o residencial da Península, de onde se pode observar, regularmente, tartarugas marinhas que escolhem o lugar para se alimentar.

 

Forte do Itapema

É uma das edificações mais antigas do Brasil localizada próximo a estação das barcas no distrito de Vicente de Carvalho. Foi erguido sobre as rochas, com blocos grandes de pedras únicas com mistura de óleo de baleia e cal de sambaqui, com o objetivo de defender o Porto da Vila de Santos.

Estima-se que já existia na metade do século 16. Em 1908 foi construído um posto de fiscalização, com torre dotada de holofotes para melhor iluminação do estuário e combate ao contrabando.

 

Forte São Luiz / São Felipe

Localizado no extremo norte de Guarujá, o Forte São Luiz/São Felipe foi construído no século 16 com o objetivo de defen der o território dos ataques que vinham do mar. Em 1965 foi tombado pelo IPHAM. Hoje está tomado pela mata e seu acesso é pela Trilha da Praia Branca, iniciada próxima à balsa Guarujá-Bertioga.

 

Aquário Acqua Mundo

Localizado na Praia da Enseada, o Acqua Mundo é o maior aquário de água salgada da América do Sul. Além da exposição da fauna e flora aquática o empreendimento também oferece oficinas temáticas, ciclo de palestras, atividades educacionais e acampamento noturno.

São mais de 230 espécies e mais de 8 mil animais em exposição divididos em 35 tanques temáticos com peixes de água doce e salgada, tubarões, pinguins, tartarugas, raias, répteis e lobo marinho. Um dos destaques é o tanque “Oceano”, com 800 mil litros de água salgada e visores laterais, onde os visitantes podem interagir com mergulhadores.

 

Heureka Exploratorium

O parque de Ciências e Tecnologia que tem como objetivo, o conhecimento técnico-científico em uma dinâmica interativa, onde os visitantes participam de experiências e invenções de grandes cientistas da história.

São mais de 130 experiências totalmente interativas e monitoradas em 2 horas de atrações. O espaço com cerca de 1.500 metros quadrados tem áreas tematizadas em diversos ambientes tais como: caverna, grande laboratório, sala de mecânica, corredor de exposições, planetário, etc.

 

Principais eventos no Guarujá

  • Salão Náutico do Guarujá e Festa de Santo Amaro Padroeiro da Cidade (Janeiro);
  • Festa de Iemanjá (Fevereiro);
  • Carnaval (Fevereiro ou Março);
  • Procissão de Corpus Christ (Junho);
  • Festival de Inverno e Encontro de Carros Antigos (Julho);
  • Salão Náutico do Guarujá (Agosto);
  • Sinfônia na Praia (Setembro);
  • Cicletur de Verão, Natal e Réveillon (Dezembro).

 

Bora passar o findi em Guarujá?

Como você pode ver a cidade de Guarujá há opções incríveis, ideais para passear em família! Com muitas opções de lazer, excelentes restaurantes, além de ser super acessível para todos os bolsos e gostos.

Curta, comente e não deixe de compartilhar nas suas redes sociais. Saia da rotina vamos aproveitar o melhor do fim de semana!

Se você gosta de aproveitar o fim de semana, saber das novidades sobre tudo que acontece na sua cidade ou perto dela e ainda quer ajudar mais pessoas a curtirem um fim de semana perfeito, compartilhe meufindi com seus amigos.

 

meufindi suas férias no fim de semana \o/ ❤️

Itu Prev Post
Itu
Bragança Paulista Next Post
Bragança Paulista

Add Comment

Your email is safe with us.