Add Listing
  • You have no bookmark.

Your Wishlist : 0 listings

Sign In
Praia Grande

Praia Grande

Por que devo passar meufindi em Praia Grande?

Praia Grande é um dos balneários mais populares da Baixada Santista, possui uma das mais extensas faixas de areia contínua do país. São mais de 22 km de praias, com orla urbanizada, ciclovias, iluminação e câmeras de monitoramento.

A cidade oferece intensa programação cultural, como peças teatrais, exposições e o museu da cidade, no Complexo Cultural Palácio das Artes. A Praça da Paz conta com esculturas de personalidades que lutaram a favor da paz no Brasil e no mundo.

Outro bom passeio é ir à Fortaleza de Itaipu, de 1902. Boa parte dos pontos turísticos pode ser conhecida numa visita panorâmica, a bordo de ônibus double deck.

 

Onde fica Praia Grande?

Praia Grande é um dos destinos mais procurado do Litoral Paulista, e uma das mais movimentadas praias do Brasil. Vizinho dos municípios de São Vicente, Mongaguá e Cubatão. Orla urbanizada com coqueiros, quiosques e ciclovias, exemplificam com exatidão o cardápio de qualidade com ótimas opções que a Praia Grande disponibiliza para diversão.

Tudo isso sem esquecer da população praiagrandense, sempre hospitaleira e receptiva. A costa de Praia Grande é dividida em 11 praias: Forte, Boqueirão, Guilhermina, Aviação, Tupi, Ocian, Vila Mirim, Vila Caiçara, Jardim Real, Balneário Flórida e Solemar, sendo o centro da cidade no Boqueirão.

 

Como chegar em Praia Grande?

Praia Grande está a 76 km do centro de São Paulo.

  • Aeroportos
    • Congonhas (CGH) – distância 70 km
    • Guarulhos (GRU) – distância 98 km
    • Viracopos (VCP) – distância 168 km

 

  • De carro:
    • Partindo de São Paulo – Acesso pela Anchieta/Imigrantes (SP-150 e SP-160)
    • Quem vem do litoral sul, o acesso é pela Rod. Padre Manoel da Nóbrega (SP 055) 

 

Distância entre o município de Praia Grande e as principais cidades brasileiras:

Distância calculada em linha reta

  • São Paulo: 55 km
  • Rio de Janeiro: 349 km
  • Guarulhos: 65 km
  • Campinas: 138 km
  • Bauru: 330 km
  • Curitiba: 330 km
  • Belo Horizonte: 530 km
  • Porto Alegre: 823 km
  • Goiânia: 867 km
  • Brasília: 929 km
  • Salvador: 1483 km
  • Recife: 2159 km
  • Fortaleza: 2411 km
  • Belém: 2520 km
  • Manaus: 2748 km

 

Coisas legais para fazer no findi em Praia Grande?

Fique por dentro de tudo que acontece em Praia Grande!

O meufindi tem o roteiro certo para você curtir o que Praia Grande tem de melhor para os visitantes! Aproveite para programar sua visita no fim de semana.

 

Cadastre seu evento, estabelecimento ou serviço gratuitamente no meufindi, clique aqui e saiba como.

 

Por que você precisa conhecer Praia Grande nesse findi?

Com 22 km de faixa litorânea, Praia Grande oferece uma orla bem diversificada. As mais frequentadas são a do Forte, Guilhermina e da Aviação. Mas a cidade não é apenas mar, há também vários pontos turísticos para serem aproveitados como a Fortaleza e o Portinho.

Confira os principais pontos turísticos, monte seu roteiro e aproveite o fim de semana, com às pessoas que mais gosta <3 sem preocupação.

 

As Praias de Praia Grande

Contornadas por calçadão, ciclovia e coqueirais, boa parte das praias oferece ainda estrutura de quiosques e bares. Canto do Forte é a mais sofisticada e ótima para caminhadas, enquanto Boqueirão é a mais animada no verão.

Já Solemar atrai os surfistas por conta das boas ondas.

 

Aviação

Com cerca de 2 km de extensão, tem grande faixa de areia fina e mar com ondas médias, indicado para banhos e esportes aquáticos.

A orla é arborizada e conta com quiosques, bares e restaurantes.

 

Boqueirão

Mais central, é uma das mais procuradas pelos turistas devido à infraestrutura – comércio e bares animados na temporada.

A grande faixa de areia é ideal para correr e praticar esportes.

 

Canto do Forte

Próxima da Fortaleza de Itaipu, oferece calçadão, ciclovia, quiosques e sombra de coqueiros. A areia batida e grossa é boa para caminhadas.

O mar de ondas fracas convida a banhos. Fica no bairro mais nobre da cidade.

 

Guilhermina

A ótima infraestrutura inclui calçadão arborizado com coqueiros, ciclovia, quiosques e restaurantes, além de hotéis e pousadas.

Fica entre as praias do Boqueirão e Aviação e é muito conhecida pela Praça Portugal, que abriga quiosques e feira de artesanato.

 

Ocian

Uma das praias mais movimentadas, abriga ainda pista de skate e Mercado de Peixe. O bairro também conta com uma feirinha de artesanato, além de restaurantes, bares, hotéis e pousadas.

 

Solemar

Com 3 km de extensão, é tranquila fora da temporada, com calçadão, ciclovia e quiosques. O mar de ondas fortes atraem surfistas.

 

Vila Caiçara

Abriga melhor feira de artesanato da cidade – a praça é cercada por bares, sorveterias, lojas e parque de diversões. A praia segue o estilo das demais, com calçadão e quiosques.

 

Vila Tupi

Com 2 km de extensão, faixa de areia larga e dura, é procurada para caminhadas, passeios de bicicleta e partidas de futebol.

Também oferece calçadão com coqueiros, ciclovia e quiosques. Bares, restaurantes e comércio também estão presentes.

 

Pontos Turísticos de Praia Grande

Boutique do Peixe | Canto do Forte

Situada na orla da praia do bairro Canto do Forte, a Boutique do Peixe é o principal ponto de comércio de pescado fresco de Praia Grande.

Os peixes vendidos no local são pescados pela manhã e levados direto para os 16 boxes. É totalmente proibido outro tipo de comercialização a não ser a da pescaria artesanal.

 

Boutique do Peixe | Ocian

O prédio é uma réplica de um pesqueiro, e rodeado por espelhos d’água, passa a impressão de um barco ancorado. Dentro estão 7 boxes para a venda de pescado, e, no subsolo 7 depósitos para armazenar o material de trabalho.

O projeto buscou resgatar a história da pesca artesanal, em especial no bairro Ocian, somando modernidade e oferta de um ambiente propício para manuseio e venda dos produtos.

Possui binóculos fixos no local, de onde é possível avistar até o Forte de Itaipu.

 

Feira de Artesanato

Praia Grande conta com 4 feiras de artesanato fixas, que oferecem diversos artigos, como acessórios e objetos de decoração, além de pratos típicos, lanches e doces.

Abrigam mais de 300 artesãos comercializando legalmente seus produtos.

 

Portinho Ézio Dall’Acqua

Anteriormente à construção da Ponte Pênsil, em 1914, a região do Portinho era conhecida como Porto do Campo. Situada ao lado do portal de entrada da cidade, a área de lazer Ézio Dall’Acqua, mais conhecida como Portinho, é um grande complexo totalmente dedicado ao encontro e diversão em família.

Quiosques, churrasqueiras, playground, píer de pesca, aluguel de barcos, quadras poliesportivas, restaurantes, lanchonete, tudo em contato com a natureza, às margens do Mar Pequeno.

 

Avenida Marechal Mallet

A partir de 1902, com a construção da Fortaleza de Itaipu, foi necessário abrir um caminho para facilitar o acesso até o local. A avenida recebeu o nome de Marechal Mallet, em homenagem a Emílio Luiz Mallet, Patrono da Artilharia.

Hoje, a Mallet continua sendo uma das vias mais importantes e bonitas do Praia Grande, com paisagismo específico, mas adquiriu outras características também; é nela que estão as principais casas noturnas e bares da Cidade.

 

Calçadão da Praia

Em 1993, Praia Grande iniciou a construção do calçadão na orla marítima, uma importante obra, que gerou um grande impulso para a construção civil na cidade.

O calçadão possui uma ciclovia a beira mar e é cercado por coqueiros. Ao longo dos seus 22 km, o calçadão tem dois emissários submarinos, quiosques padronizados, duas boutiques do peixe, áreas de lazer e estacionamento.

 

Fortaleza Itaipu

A construção da Fortaleza de Itaipu, iniciada em 1902, marca o nascimento de Praia Grande. Ela ocupa área privilegiada, de onde é possível visualizar com segurança toda a entrada da Baía de Santos.

Mantém sob sua guarda uma das últimas reservas de Mata Atlântica do Estado. A unidade abriga o 2º Grupo de Artilharia Antiaérea.

 

Orquidário Municipal

O Orquidário Municipal José Sanchez Alarcon fica localizado no Bairro Sítio do Campo (ao lado do Terminal Rodoviário Tude Bastos).

O local é aberto à visitação de segunda a sexta-feira, sempre das 9 às 16 horas, com entrada gratuita. Possui 375 metros quadrados, divididos em viveiro e estufa. O espaço funciona como um abrigo para cerca de 5 mil orquídeas.

 

Capela Nossa Senhora da Guia

Foi construída em 1958 pelo loteador português José Pereira Soares em homenagem a Nossa Senhora da Guia, sendo inaugurada oficialmente em 24 de agosto de 1963.

A imagem teria vindo da região de Trás dos Montes, Portugal, que fica na Área de Lazer Ézio Dall’Acqua (Portinho).

 

Estátua de Iemanjá

A Estátua de Iemanjá é um marco histórico de Praia Grande. Localizada na Praia Mirim, tem aproximadamente 9 metros de altura.

A imagem fica sobre dois espelhos d’água: um junto à areia e outro suspenso, na altura do calçadão da orla. Em sua base há uma cascata e espelho d’água, dando a sensação de que Iemanjá está sobre o mar.

 

Estátua de Santo Antônio

Inaugurada em 19 de janeiro de 2007, a escultura feita pelo artista plástico praiagrandense Edson Mônaco em concreto, alumínio e ferro está localizada no calçadão da praia do Bairro Boqueirão, em frente à Igreja Santo Antônio.

 

Netuno

O monumento é um dos marcos do Bairro Ocian. Na antiga mitologia greco-romana, Poseidon ou Netuno era o Deus dos mares.

A estátua, que é construída em bronze e impressiona pela grandeza e exatidão de detalhes, foi inaugurada em 1956.

 

Praça da Paz

Situada no entroncamento das avenidas Brasil e São Paulo, no Bairro Guilhermina, a Praça da Paz é um espaço com 7 esculturas assinadas pelo artista plástico Gilmar Pinna e realizadas em aço, carbono e ferro, representando personalidades históricas: Sérgio Vieira de Melo, Jesus Cristo, Maria Mãe de Jesus, Papa João Paulo II, Madre Tereza de Calcutá, Mahatma Gandhi e Nelson Mandela.

 

São Pedro Apóstolo

A estátua do Padroeiro de Praia Grande foi o último trabalho do artista plástico Daniel Gonzalez antes de sua morte. Está localizada na Praça São Pedro, no Bairro Caiçara. Feita em tamanho natural, a escultura mede 1,85m e é produzida em fibra.

No início do século passado, Praia Grande era uma pequena vila de pescadores que fazia parte do município de São Vicente. E como não poderia deixar de ser, estes pescadores tinham como padroeiro do vilarejo São Pedro, que também era pescador, e ao qual pediam sua proteção antes de entrarem no mar e lançarem suas redes.

 

Praça 19 de Janeiro

Fica em frente ao antigo prédio da Prefeitura, hoje ocupado pela Faculdade de Tecnologia (Fatec), no Bairro Boqueirão. O nome é uma homenagem à data de emancipação político-administrativa de Praia Grande, ocorrida em 1967.

Nos jardins há bustos de personalidades como o Almirante Tamandaré (patrono da Marinha), Duque de Caxias (patrono do Exército) e Alberto Santos Dumont (Pai da Aviação).

 

Rotatória A Tribuna

Foi inaugurada em 1996. Instalada no centro de um jardim com cascatas, a antena de 75 metros (equivalente à altura de um edifício de 25 andares), à noite pode ser avistada de vários pontos da Cidade e até mesmo das rodovias que cortam a Serra do Mar.

 

Praça Ceferino Gonzales Vega (Praça Das Bandeiras)

Fica na confluência da Avenida Guilhermina e Rua Embaré, a 2 quadras da orla. A área central tem quatro bandeiras: do Brasil, do Estado de São Paulo, de Praia Grande e outra em comemoração aos 500 anos de descobrimento.

 

Praça Duque de Caxias

Também conhecida como “Praça dos Canhões”, está situada na orla do Bairro Canto do Forte e foi inaugurada dia 1º de outubro de 1994. Sua projeção é marcante pela grandeza de cada peça, pois lá, existem 2 réplicas de canhões usados na Segunda Guerra Mundial.

O monumento possui munições feitas de concreto revestidas com acabamento metálico, que imitam as originais.

 

Praça Lions (Barquinho)

Conhecida como Praça do Barquinho, em razão do pesqueiro de madeira, em tamanho natural, instalado sobre espelho d’água, a Praça Lions, na praia do Bairro Guilhermina, presta homenagem ao primeiro clube dessa entidade em Praia Grande e também à atividade comercial inicial do Município, a pesca.

No local, há um portal alvenaria de estilo mouro, que dá acesso ao barco e a um chafariz.

 

Avenida dos Sindicatos

Maior complexo de colônias de férias da América Latina, conta com 32 colônias em seus 1.260 metros de extensão. São aproximadamente 10 mil leitos com estrutura adequada para atender turistas de todos os pontos do País.

Sua história começa em 1870, quando o imigrante português Francisco Antônio da Silva, proprietário do sítio Boaguaçu, faleceu e deixou em testamento para seus escravos a área compreendida entre o atual Bairro Ocian e a divisa com Mongaguá.

 

Principais Eventos em Praia Grande

  • Queima de Fogos do Réveillon, Estação Verão (Dezembro/Janeiro);
  • Carnaval da Família (Fevereiro/Março);
  • Arraial de Praia Grande e Dia de São Pedro Apóstolo (Junho);
  • Festa da Tainha (Julho);
  • Praia Games (Agosto);
  • Festa de Iemanjá (Dezembro).

 

Bora passar o findi em Praia Grande?

Como você pode ver a cidade de Praia Grande há opções incríveis, ideais para passear em família! Com muitas opções de lazer, excelentes restaurantes, além de ser super acessível para todos os bolsos e gostos.

Curta, comente e não deixe de compartilhar nas suas redes sociais. Saia da rotina vamos aproveitar o melhor do fim de semana!

Se você gosta de aproveitar o fim de semana, saber das novidades sobre tudo que acontece na sua cidade ou perto dela e ainda quer ajudar mais pessoas a curtirem um fim de semana perfeito, compartilhe meufindi com seus amigos.

 

meufindi suas férias no fim de semana \o/ ❤️

meufindi em São Vicente Prev Post
São Vicente
Piracaia Next Post
Piracaia

Add Comment

Your email is safe with us.