
São Luiz do Paraitinga
Por que devo passar meufindi em São Luiz do Paraitinga?
Às margens do rio que dá nome à cidade, São Luiz do Paraitinga abriga o maior acervo arquitetônico colonial do estado de São Paulo, legado dos ciclos do ouro e do café do século 19. A cidade também é conhecida por seu tradicional carnaval de rua, que atrai milhares de turistas todos os anos, com marchinhas e bonecos gigantes confeccionados por artesãos locais.
A Festa do Divino, realizada anualmente 50 dias após a Páscoa, no dia de Pentecostes, é formada por apresentações de grupos de moçambiques, jongo e congadas intercaladas com procissões, rezas e missas. No Parque Estadual da Serra do Mar, o Núcleo Santa Virgínia oferece 6 trilhas ecológicas, além de rafting, o único do estado praticado em uma Unidade de Conservação Ambiental.
As atividades de ecoturismo também incluem cavalgadas, mountain-bike, arvorismo, rapel e cachoeiras.
Onde fica São Luiz do Paraitinga?
Uma das 29 cidades consideradas estância turística pelo estado de São Paulo, São Luiz do Paraitinga fica no Vale do Paraíba, a 175 km da capital paulista. A pequena cidade escondida no meio da Serra do Mar, entre Taubaté e Ubatuba, é praticamente um museu a céu aberto, graças ao belo patrimônio formado por casarões do século 19.
Trilhas, cachoeiras, aventura, festas e muita diversão. Quem for a São Luiz do Paraitinga tem uma viagem única, a cidade possibilita um encontro com uma rica cultura emoldurada pelas serras do Vale do Paraíba.
Como chegar em São Luiz do Paraitinga?
São Luiz do Paraitinga está a 175 km do centro de São Paulo.
- Aeroportos
- Congonhas (CGH) – distância 184 km
- Guarulhos (GRU) – distância 159 km
- Viracopos (VCP) – distância 260 km
- De carro – Partindo de São Paulo
- Sistema Ayrton Senna-Carvalho Pinto/SP-070 ou Via Dutra até Taubaté e seguir pela Rodovia Oswaldo Cruz/SP-125.
Distância entre o município de São Luiz do Paraitinga e as principais cidades brasileiras:
Distância calculada em linha reta
- Guarulhos: 117 km
- São Paulo: 140 km
- Campinas: 182 km
- Rio de Janeiro: 219 km
- Belo Horizonte: 405 km
- Curitiba: 470 km
- Goiânia: 837 km
- Brasília: 873 km
- Porto Alegre: 959 km
- Salvador: 1349 km
- Recife: 2023 km
- Fortaleza: 2291 km
- São Luís: 2306 km
- Belém: 2448 km
- Manaus: 2743 km
Coisas legais para fazer no findi em São Luiz do Paraitinga?
Fique por dentro de tudo que acontece em São Luiz do Paraitinga!
O meufindi tem o roteiro certo para você curtir o que São Luiz do Paraitinga tem de melhor para os visitantes! Aproveite para programar sua visita no fim de semana.
Cadastre seu evento, estabelecimento ou serviço gratuitamente no meufindi, clique aqui e saiba como.
Por que você precisa conhecer São Luiz do Paraitinga nesse findi?
A cidade de São Luiz do Paraitinga atrai muitos turistas por vários motivos. Um deles são seus tradicionais festejos culturais. Além do carnaval de marchinhas, a cidade possui diversas outras manifestações como a Festa do Divino, o Congado, a Cavalhada e o Jongo, entre outros.
São Luiz possui um conjunto arquitetônico deslumbrante, e muitas obras são tombadas pelo CONDEPHAAT de São Paulo. No coração da cidade, a Praça Oswaldo Cruz é o ponto de partida para a visita de todo este acervo histórico.
Com paredes internas de pau a pique, a casa do médico sanitarista é um dos pontos mais visitados. O município também oferece um patrimônio natural com límpidos rios e matas primárias, integrando o Parque Estadual da Serra do Mar.
Com todo este cúmulo, São Luiz recebe muitos ecoturistas em busca do contato com a natureza e até da prática de esportes radicais. Trilhas, cachoeiras e rios atraem adeptos do mountain bike, da caminhada, do rafting.
Um dos núcleos do Parque Estadual da Serra do Mar – o Núcleo Santa Virgínia – fica na região e oferece três trilhas principais, longas e cheias de atrativos naturais. Confira abaixo os principais atrativos de São Luiz do Paraitinga, monte seu roteiro e programa-se para conhecer no seu próximo findi. \o/
Atrativos de São Luiz do Paraitinga
Capela de São Pedro
Localizada no alto do Distrito de Catuçaba é um local onde se desenvolvem atividades religiosas, como novenas, procissões, missas e festas, entre elas a tradicional Festa de São Pedro de Catuçaba.
Conta-se que no interior de sua torre ficaram escondidos os soldados paulistas na Revolução de 32. É um local aberto e muito visitado, uma ótima opção para um passeio sem pressa, pois além do Mirante da Capela, nessa região há várias cachoeiras por perto.
Nossa Senhora das Mercês
Construída em taipa no fim do século 18 é a mais antiga igreja de São Luiz do Paraitinga, conserva ainda algumas das características da época.
Casa do Dr.Oswaldo Cruz
A construção é uma das mais antigas da cidade. Foi construída por Joaquim José Ferreira, em 1834, posteriormente foi adquirida pelo médico Bento Gonçalves Cruz, pai de Oswaldo Cruz. Entre suas características, podemos observar uma casa térrea com porão baixo, em taipa de pilão e paredes internas em pau-a-pique.
A estrutura da cobertura é em tacaniça, com telhas de barro e forro de tábuas do tipo saia e camisa.
Casarões
A cidade tem o maior número de casas térreas e sobrados tombados pelo CONDEPHAAT no Estado de São Paulo e recentemente pelo IPHAN. São aproximadamente 450 imóveis declarados de interesse paisagístico.
Os exemplares mais significativos são os sobrados que formam o núcleo histórico da praça principal, as igrejas das Mercês (1814) e Matriz (1840), Mercado Municipal (1885), prédios com vergas em estilo mourisco e a casa onde nasceu o cientista Dr. Oswaldo Cruz, construída em 1835.
Na zona rural ainda restam algumas imponentes sedes de fazendas, construídas no chamado “estilo cafeeiro paulista”. São Luiz do Paraitinga é a cidade paulista que melhor conservou o patrimônio arquitetônico, suas tradições, festas populares, enfim toda a cultura do passado.
Igreja do Rosário
Antiga Matriz da cidade foi construída por Antônio Domingues de Castro e fica situada exatamente no local onde foi construído o primeiro templo da cidade, em 1707, e posteriormente uma igreja em taipa e pilão, em 1767.
O templo foi demolido em 1912 e a atual igreja inaugurada em 1921 tendo como idealizador o Padre italiano Ignácio Gioia, mas sempre em louvor a Nossa Senhora do Rosário.
Igreja Matriz
Dedicada a São Luiz de Tolosa, construída no século 19, demonstra uma grande importância na vida religiosa da cidade.
Ladeiras das Mercês e da Floresta
Compostas por pedras retiradas do Rio Paraitinga.
Mercado Municipal
Construído no final do século 19, possui forma de um quadrilátero todo em arcadas, tendo a parte central descoberta, sendo contornado por um corredor. O prédio reúne espaços dedicados ao artesanato e pequenos bares e botequins, onde se pode fazer, inclusive, encontrar o tradicional “afogado” e o “pastel de farinha”, pratos típicos da culinária local.
O espaço também é utilizado para abrigar algumas manifestações culturais, tais como: a Festa do Divino, Carnaval e o Arraiá do Chi Pul Pul.
Casa de Elpídio dos Santos
Sempre foi um local de referência para a população e visitantes da cidade. Nela estava guardada a obra do ilustre compositor. No ano de 2001 sua família fundou o IES – Instituto Elpídio dos Santos – com a intenção de divulgar e preservar essa obra.
A sede passou a funcionar na casa da família e serve de abrigo para manifestações culturais da comunidade e da obra do compositor Elpídio dos Santos, com quem a população tanto se identifica.
Parque Estadual da Serra do Mar
Com extensão de 17.500 hectares, sua área compreende as cidades de São Luiz do Paraitinga, Natividade da Serra, Cunha, Ubatuba e Caraguatatuba, na região conhecida como Vale do Paraíba. Por conta do relevo acidentado, que favorece a formação de cachoeiras, o núcleo é um dos principais pontos turísticos de São Luiz do Paraitinga e Natividade da Serra.
Além disso, parte da maior porção de florestas intactas do Vale do Paraíba permanece protegida dentro dos seus limites.
Atividades do Parque
Rafting
O trecho do Rio Paraibuna que corta o Núcleo Santa Virgínia, no Parque Estadual da Serra do Mar, passando pelas cachoeiras do Saltinho, Salto Grande, Ponte de Pedra, Corredeiras da Gamela de Pedra e do Itapavão, além de remansos em meio à floresta. A descida é realizada a cada 15 dias.
Trilha Pico do Corcovado
- Extensão: 17 km (ida e volta)
- Duração média da caminhada: 9h
- Nível de dificuldade: Alto
- Monitoria: obrigatória
Do seu cume, a 1.168 metros de altitude, é possível avistar boa parte das cidades do Vale do Paraíba e do litoral norte de São Paulo, como Ubatuba, Ilhabela, Caraguatatuba e São Sebastião, além de outros picos remotos da Serra da Mantiqueira, como o Pico das Agulhas.
Trilha da Pirapitinga
- Extensão: 5,6 km (ida e volta)
- Duração média de caminhada: 4h
- Nível de dificuldade: Médio
Este passeio percorre as margens dos rios Paraibuna e Ipiranga, com diversas corredeiras, cachoeiras e piscinas naturais.
Além disso, o percurso é feito em meio à Mata Atlântica preservada, permitindo um momento de descontração e convívio maior com a floresta.
Trilha Poço do Pito
- Extensão: 8 km (ida e volta)
- Duração média de caminhada: 4h
- Nível de Dificuldade: Médio
Esta trilha percorre uma bela paisagem ao longo do Rio Paraibuna, em floresta secundária, passando pela rocha exposta conhecida como “Lajeado” e chegando até a Cachoeira de mesmo nome, onde é possível observar o peixe pirapitinga saltando para apanhar insetos e frutas silvestres.
Trilha do Ipiranga
- Extensão: 14 km (ida e volta)
- Duração média da caminhada: 5h
- Nível de dificuldade: Médio
Caminhada por uma estrada plana, às margens do Rio Ipiranga, até a cachoeira do mesmo nome. É um caminho extenso, com grande possibilidade de observação de aves e mamíferos.
Percurso bastante utilizado para atividades de educação ambiental.
Trilha do Garcês
- Extensão: 6 km (ida e volta)
- Duração média da caminhada: 5h
- Nível de dificuldade: Médio
Esta trilha percorre um bom trecho de mata primária, passando pelo Rio Grande, além das cachoeiras do Jacu e do Garcês, com grande possibilidade de avistamento de aves e mamíferos silvestres.
Trilha do Rio Grande
- Extensão: 14 km (ida e volta)
- Duração média da caminhada: 5h
- Nível de dificuldade: médio
Margeando o Ribeirão Grande, afluente do Rio Paraibuna, o visitante observa a Mata Atlântica, composta por florestas secundárias e primárias, propiciando um ótimo local de recreação e lazer ao visitante.
Turismo Rural em São Luiz do Paraitinga
Cavalgada
No Distrito de Catuçaba há diversas sedes de fazendas históricas representativas do ciclo do café, tudo isso em meio à mata preservada e muitas cachoeiras. Nesse cenário, um passeio a cavalo, leva em média de 3h de duração, garante paisagens deslumbrantes por estradas rurais.
No meio do percurso, uma paradinha para tomar um refresco, e contemplar a pequena cachoeira do local. A água límpida convida para um banho refrescante sem igual.
Fazenda Serra do Vale
Localizada há 10 km do Centro da Cidade a Fazenda Serra do Vale possui espaço de lazer com duas piscinas, uma reserva de Mata Atlântica que possibilita a realização de trilhas, amplo espaço para contemplação e descanso com redário, área de parquinho e salão de jogos para crianças, viveiro de mudas nativas, represas, área para o contato com animais da Fazenda e ainda, possui serviços de Restaurante que funciona sob agendamento prévio.
Trilha das 7 Cachoeiras
Localizada numa fazenda na região mais montanhosa de Paraitinga em plena Serra do Mar. Trilha circular de nível médio com 7 km de ida e volta passando por cachoeiras de até 40 metros de altura e poços de águas cristalinas perfeitas para banho.
O ponto de partida é uma Ecopousada e Restaurante, aberto aos visitantes, com comida caipira no fogão a lenha. Lugar rústico e charmoso ideal para fazer caminhada, cavalgadas, rapel ou simplesmente tomar banho de cachoeiras, almoçar e descansar nas dezenas de redes espalhadas por recantos formidáveis.
Trilha na Mata
Dentro de uma reserva de Mata Atlântica, uma trilha espera por você! Com grau de dificuldade leve, é um passeio muito agradável; muitas vezes avistamos animais silvestres como pássaros, tatus, micos e muitos outros.
A trilha tem duração de (1 a 2) horas e são sempre acompanhadas por um guia que irá mostrar todos os detalhes.
Cachoeira Grande
Popular na região, a cachoeira fica entre São Luiz do Paraitinga e a cidade vizinha de Lagoinha, à qual pertence. Basta percorrer 1 km por estrada de terra para se chegar à propriedade onde fica a queda. Com 38 metros de altura, ela forma um poço raso, bom para nado.
Área particular e dispõe de facilidades como estacionamento, lanchonete e banheiros e, nos fins de semana e feriados, é cobrada uma taxa de manutenção por visitante.
Cachoeira dos Bancos
Possui esse nome por causa dos bancos de areia que se encontra no local. É muito visitada, possui águas cristalinas e muito refrescantes do Rio Paraibuna. O local é uma ótima opção para banho pois possui bons poços tanto para crianças e pessoas que não sabem nadar quanto pontos mais profundos.
Cachoeira do Chapéu
Possui grande declividade e várias quedas d’água, tem esse nome por causa de sua localização, no bairro do Chapéu grande. É muito visitada, possui águas refrescantes do Rio do Chapéu. O local é uma ótima opção para banho pois possui bons poços tanto para crianças e pessoas que não sabem nadar quanto pontos mais profundos.
Destaque para a pedra em formato de coração.
Principais eventos de São Luiz do Paraitinga
- Carnaval de marchinhas (Fevereiro/Março);
- Festa do Divino (Maio);
- Arraiá do Chi Pul Pul (Junho);
- Semana da Canção Brasileira (Setembro);
- Festival do Saci (Outubro).
Bora passar o findi em São Luiz do Paraitinga?
Como você pode ver a cidade de São Luiz do Paraitinga há opções incríveis, ideais para passear em família! Com muitas opções de lazer, excelentes restaurantes, além de ser super acessível para todos os bolsos e gostos.
Curta, comente e não deixe de compartilhar nas suas redes sociais. Saia da rotina vamos aproveitar o melhor do fim de semana!
Se você gosta de aproveitar o fim de semana, saber das novidades sobre tudo que acontece na sua cidade ou perto dela e ainda quer ajudar mais pessoas a curtirem um fim de semana perfeito, compartilhe meufindi com seus amigos.
meufindi suas férias no fim de semana \o/ ❤️
Add Comment